terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A Era dos Bondes

Na primeira metade do século XX, Vitória mesmo tardiamente começou a ter, através da iniciativa privada, os primeiros veículos de transporte coletivo, os bondes. Muitas histórias foram escritas no balanço dos bondes, entre Praia do Canto e Santo Antônio. A passagem era paga ao cobrador de farda cáqui, assim como do motorneiro. Moças recatadas e jovens bem vestidos se misturavam com estudantes que só queriam pegar uma ponga no estribo. Sobre as janelas anúncios pudicos ajudavam na educação: "Cortesia com cortesia se paga", "Prevenir acidentes é dever de todos", "Pede-se não fumar". A mais famosa propaganda ainda está na lembrança de muita gente: "Veja ilustre passageiro/O belo tipo faceiro/Que o senhor tem ao seu lado/E no entanto acredite/Quase morreu de bronquite/Salvou-o RHUM CREOSOTADO". Boa viagem

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei as fotos!Embora não me lembre de ter andado de bonde na infância apesar de ter idade para tal, mas este anúncio do Rhum Creosotado ficou na memória pois era muito comentado por meus pais.

schwab-firme disse...

Alô Gobbi: Sou o Fernando Schwab que foi seu colega na Fundação Jones nos anos 70. Você montou meu trabalho sobre o Porto de São Mateus de acordo com as normas da ABNT que eu desconhecia completamente.Felicidades para você.