Foi também nesse período que a área entre o Forte São João e Bento Ferreira passa a receber obras de aterro que tinham como justificativa a recuperação de áreas em manguezais, conforme mensagem de governo do ano de 1953. Foi construído o enrocamento, desde as proximidades do Suá até o antigo porto de Vitória, com a intenção de isolar os mangues e aterrá-los com o desmonte dos morros e a areia retirada pela dragagem do canal da Baía de Vitória.
Este blog oferece aos seus usuários um recorte histórico do surgimento da cidade, não só com conteúdo iconográfico, mas também datas e contexto histórico. Seu objetivo é de mostrar como se deu o crescimento da terceira mais antiga capital brasileira, fundada em 1551. Com acesso mensal superior a 800 visitas, tenho tentado aprimorar e oferecer mais informações, com novos acervos, principalmente inéditos.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Aterros - A cidade cresce
Originalmente Vitória era uma cidade imprensada entre o mar e as montanhas. A expansão de áreas da cidade que crescia foi conseguida também a partir da conquista do mar. Entre 1951 e 1954, o governo Jones dos Santos Neves iniciou a primeira dragagem da baía de Vitória e toda a areia retirada do canal serviu para o aterro que conquistou a primeira grande área para a ampliação da cidade, a Esplanada Capixaba.
´
´
Assinar:
Postagens (Atom)